27 de set. de 2012

COOPERAÇÃO








Significa a oportunidade de possibilitar acordos, negociações, de modo que todos saiam ganhando. Esse resultado ideal é alcançado quando o enfoque deixa de ser satisfação das necessidades de alguns, em detrimento da necessidades dos outros, e passa a ser  a satisfação das necessidades de todos.
 
Na sociedade atual, é o primeiro enfoque que prevalece, aquele que a minoria ganha e a maioria perde, embora merecendo a mesma consideração. Esse é um modelo hierárquico de ser e de se comportar que incentiva a competição e a desigualdade. Ele também alimenta a crença na escassez. Só alguns poucos escolhidos conseguem  o que precisam porque não existe o suficiente para satisfazer as necessidades de todos.
 
A filosofia que defende  a cooperação para que todos saiam ganhando baseia-se na igualdade. Ela considera as necessidades de todos como uma parte essencial do todo. Essa filosofia substitue a competição pela cooperação e estimula o melhor em todos nós e para todos nós. Nas estratégias que visam a cooperação, as necessidades de todo o grupo são levadas em conta e por isso todos se interessam em encontrar uma solução e  fazem tudo o que está ao seu alcance para que dê certo. É levada em consideração  a promoção de relacionamentos estáveis e positivos, facilitando a descoberta de soluções em que a igualdade prevalece e as necessidades de todos são ouvidas, além de de incentivar diálogos pacíficos e acabar comos conflitos.

Ganhar não é tudo, mas, na sua opinião, é a ÚNICA coisa pela qual vale à  pena lutar? Você agarrou com unhas e dentes as suas oportunidades de sucesso, herdou um sobrenome, uma dinastia, uma posição de autoridade ou uma grande influência sobre as outras pessoas e tem medo de perder tudo isso se mudar seu jeito de ser? Você é uma exaurida loba solitária, que prefere andar no passo rápido dos solitários e independentes, fazendo tudo sem a ajuda de ninguém, em vez de estimular a interdependência?  Nenhum de nós precisa fazer tudo sozinho. A chave é o trabalho em equipe: as pessoas trabalham juntas pelo bem do todo, dividindo a carga do trabalho de maneira saudável, cooperativa e benéfica, de um jeito que todos saiam ganhando.