Desde o princípio da humanidade (ou da era patriarcal) o homem procurou dividir para governar. Assim sendo, tendo vencido e conquistado a Deusa-Mãe, que era da paz, esse deus guerreiro dividiu-a em vários arquétipos que viemos estudando através dos arquétipos gregos.
SIMONE DE BEAUVOIR |
O que podemos fazer é equilibrar essas várias deusas dentro de nós, só assim teremos a paz, a força e o poder de uma Grande Mãe. Como dizia Simone de Beauvoir, as mulheres não precisam ir de encontro umas às outras, desfazendo-se de si mesmas, para conquistar o prêmio maior(?) o homem. Com paz e doçura, como a Grande Mãe, pode conquistar não um senhor e dono, e sim um homem que viva com ela em igualdade de vida e situações.
Todas nós passamos por fases, ou seja, todas nós temos essas deusas, em maior ou menor grau dentro de nós, na nossa psique, durante as várias fases da nossa vida. Mas, obviamente, o que interessa mesmo é vivermos em paz conosco, motivo pelo qual a gente deve estar sempre conversando com todas as deusas, pois não deixa de ser fácil desenvolver as características de uma deusa vivendo de acordo seus ditames, em detrimento de outra.
Exemplificando: uma mulher não deve se tornar apenas a matriarca da família (Hera), nem pensar só em trabalhar(Atena). Deve sempre procurar exercer sua sexualidade (Afrodite) e também se retirar de vez em quando para o seu mundo interior (Perséfone).
Todas as deusas tem muitas histórias para contar, muitas contribuições a fazer e sabedoria para compartilhar. Afrodite faz loucuras por amor.Hera teme pelo seu casamento. Deméter adora as graçinhas dos filhos e Perséfone se sente bem na sua interioridade. Atena busca ascenção profissional, enquanto Ártemis sonha com uma cabana na floresta. Entretanto, cada uma tem algo que as outras desconhecem: à medida que as diversas deusas ganham vida dentro de nós, veremos que seus diversos aspectos são ativados.
Por isso, quem quiser descobrir qual a deusa reinante no momento, ou mesmo pela vida inteira,e da qual carece mais para o seu próprio equilíbrio, e não puder fazer isso intuitivamente , basta procurar o questionário das Deusa, encontrado facilmente na internet, sob o nome "A DEUSA INTERIOR".
"QUE A GRANDE MÃE ESTEJA SEMPRE COM TODAS NÓS".
BIBLIOGRAFIA:
- A Deusa Interior - Jennifer Woolger
- A Deusa Tríplice -Adam Mclean
- A Restauração do Feminino - Amy Sophia Marashinsky