Quando você pode ver e compreender o sofrimento de outras pessoas, significa que a compaixão chegou à sua vida. Você consegue enxergar a vida de uma perspectiva mais ampla, que inclue a disposição para aliviar os sofrimentos dos outros. Existem três maneiras de incorporar a compaixão em sua vida: (1)ouvir a pessoa com atenção,o que inclui repetir o que você ouviu-a dizer, mas sem expressar nenhuma emoção; (2) dar à pessoa a certeza de que ela é capaz de enfrentar qualquer situação da vida; (3) testemunhar o sofrimento dela sem tentar "salvá-la". Mas,para fazer isso,é necessário que você esteja bem e inteira.
Você se martiriza e condena (e faz o mesmo com os outros) quando não consegue demonstrar a perfeição que você mesma ou seu severo juiz interior exige? Você consegue seguir os passos da dança da vida mantendo à sua volta um infinito espaço de amor? Você se dá o direito de cometer os erros necessários para crescer e aprender ou está sempre morrendo de medo de errar? Tavez, para você, ter compaixão seja se doar exaustivamente aos outros até esgotar todas as suas energias.
Se é essa a maneira como você vê e pratica a compaixão, está na hora de fazer uma revolução. E essa revolução inclui libertar-se primeiro! Depois que tiver se estabilizado e se fotalecido por meio da compaixão, você será um poço de compaixão para as outras pessoas e para o mundo, sempre seguindo os três passos infalíveis descritos anteriormente.